terça-feira, 13 de maio de 2008

A compostagem



A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que é muito fértil. As vantagens de efectuar compostagem são numerosas:
- Diminuição da quantidade de lixo doméstico recolhido. Cerca de 50% dos produtos que fazem parte do nosso lixo doméstico podem ser usados para compostagem: tudo o que for biológico e que não contenha vidros, plásticos, metais, tintas, etc. Também é aconselhado não conter demasiadas gorduras e ossos. As carnes também devem ser evitadas de modo a não atrair animais selvagens.
- Ao usar o composto criado, não é necessário o uso de adubos para o seu jardim
- Participação para a preservação do ambiente
- Baixo custo

Para efectuar a compostagem, necessita de uma compostadeira. Uma compostadeira é a estructura usada para depositar os diversos materiais orgânicos e biológicos usados na compostagem. Existem diversos tipos de compostadeiras: em plástico, em madeira, etc. e com diversas capacidades. A compostadeira deverá ser escolhida conforme o tipo de compostagem que pretende fazer (quantidade elevada ou não de composto desejada), do seu jardim e do tamanho do seu agregado familiar. O custo de uma compostadeira geralmente não é elevado. Consegue-se por exemplo encontrar compostadeiras com a capacidade de 300 litros por cerca de 30 euros.



http://www.ci.esapl.pt/mbrito/compostagem/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Compostagem
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm