segunda-feira, 29 de setembro de 2008

WCs ecológicos


Cada vez que usa um WC convencional, gasta em média 10 a 12 litros de água. Essa água gasta irá poluir a água dos rios devido ao azoto e ao fósforo (contribuem para o crescimento de algas que consomem o oxigénio necessário para outros seres vivos) contidos nos nossos resíduos e que não são eliminados pela estações de tratamento das águas. Representa entre 30 a 35% do nosso consumo doméstico de água.

De forma a poder eliminar em muito o consumo doméstico de uma família, podem-se usar WC ecológicos (WS secos) que não requerem a utilização de água. Trata-se de um sistema já bastante difundido em países como a Suécia, e que, contrariamente a aquilo que pode pensar, não constituem riscos para a saúde nem para o ambiente que o rodeia por causa do odor. De facto, nenhum odor é rejeitado se os materiais usados para a sua construção forem adequados. Um material ecológico e barato que pode ser usado em WCs deste tipo são os resíduos de madeira. De notar será bastante mais prático possuir este tipo de WCs se possuir uma casa que tenha algum terreno, uma vez que poderão usar a matéria decomposta como adubo natural para o jardim.

Um artigo interessante sobre o assunto:
http://www.ecopop.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=113&tpl=printerview&sid=3

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Água do mar apta para consumo


No Brasil, foi desenvolvida uma tecnologia, com a participação de vários países, que visa tornar a água do mar potável, ou seja, apta para ser consumida pelo ser humano. Se de facto essa tecnologia funcionar, trata-se de uma excelente notícia devido ao facto de apenas 2% da água existente no planeta ser água que pode ser consumida pelo homem. E não podemos esquecer que a água é um bem escasso, um recurso limitado.
Imagine-se se, de facto, for possível transformar a água dos oceanos em água potável! os problemas de falta de água irão desaparecer!
Pode consultar mais detalhadamente dados sobre esta nova tecnologia no seguinte site:


http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40823

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

2000 visitas


Desde a criação do blog, em Janeiro de 2008, chegamos este fim de semana às 2000 visitas, facto este que não queria deixar passar em claro.
Por isso, agradeço a todas as pessoas que por aqui passaram durante estes 9 meses e espero que, de vez em quando, continuarão a visitar este blog. Obrigado pelo vossa participação e ca vos espero para chegarmos rapidamente às 3000 visitas.
Cumps.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Semana Europeia da mobilidade


Em 2002, foi lançada a semana Europeia da mobilidade (SEM). Desde ai, anualmente, de 16 a 22 se Setembro, nos varios paises pertencentes à Comunidade Europeia, irão decorrer um conjunto de actividades com o objectivo de recordar a todos nos o efeito nocivo do transporte automovel no nosso planeta. De facto, o cada vez maior numero de automoveis em circulação na Europa leva a que o ar que respiramos se encontre cada vez mais poluido e por isso prejudicial à nossa saude. Por isso não se esqueça: se puder evitar, na semana do 16 ao 22 de Setembro faça um esforço e deixe o seu carro a descansar em casa.

http://www.apambiente.pt/divulgacao/Projectos/SemanaEuropeiaMobilidade/Paginas/default.aspx

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Energia eólica na sua casa


Desde há séculos que o vento é aproveitado no mundo inteiro para a produção de energia, com os típicos moinhos de vento. Actualmente,
começam a surgir cada vez mais torres eólicas gigantescas usadas para a produção de electricidade. Normalmente existem campos eólicos que produzem electricidade e que depois é vendida.
No entanto, também é possível aplicar o mesmo princípio a uma escala mais pequena de modo a ser capaz de produzir electricidade suficiente para alimentar as necessidades da sua casa. Deste modo poderá, depois do investimento inicial efectuado, produzir a sua própria electricidade poupando assim grandes quantidades de dinheiro, e porque não, talvez vender essa electricidade produzida à EDP.

A energia eólica possui muitas vantagens. É uma energia renovável e limpa, não contribuindo para o efeito de estufa devido a não emitir CO2 para a atmosfera. Uma eólica é normalmente produzida com materiais recicláveis e a sua instalação faz-se de forma rápida. Como maior desvantagem pode-se apontar o impacto visual que pode ter na paisagem e um ligeiro sopro emitido devido à rotação das suas pás. Para a produção de electricidade na sua casa, esse impacto será reduzido uma vez que as eólicas "domésticas" são de dimensões bastante mais reduzidas.

Para poder instalar uma mini-eólica na sua casa, deverá possuir um terreno suficientemente grande e largo. É aconselhável que a eólica se situe o mais perto possível de sua casa para evitar perdas de energia no percurso eólica-casa. Não deverão existir árvores perto da eólica de modo ao vento chegar até ela em óptimas condições e assim maximizar os ganhos.

Se tem condições para isso, é aconselhável a instalação de um sistema misto eólico-solar. Assim, poderá produzir energia praticamente durante qualquer período do ano.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Emissão de CO2 dos automoveis na Europa


A comissão da industria, pesquisa e energia do parlamento Europeu (ITRE), chegou a algumas conclusões relativamente a regulamentação dos niveis de eficacia energética dos automoveis novos postos à venda no mercado Europeu. De facto, a proposta estipula que a média das emissões de CO2 dos automoveis novos vendidos em 2012, não ultrapasse as 130 gramas. Actualmente, os automoveis são responsaveis por 12% do CO2 emitidos na Europa.

http://www.euractiv.com/en/transport/commission-plans-co2-fines-carmakers/article-169288