sábado, 28 de fevereiro de 2009

Aumento da temperatura

Já sabemos que um dos maiores problemas do nosso planeta é o aumento alarmante das temperaturas nas últimas décadas. Só para ter ideia como esses valores são muito graves e alarmantes, aqui fica um site onde poderá ver o aumento médio dessas temperaturas até 2008


http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=36699

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Micro algas para produção de biodiesel


A universidade de Coimbra aposta em micro-algas para produção de biodiesel

A procura sobre a utilização de micro algas para a produção de biodiesel não é nova. Iniciou-se nos anos 70, no Japão e nos Estados-Unidos onde se desmonstrou que essas micro algas possuiam várias vantagens para a produção de combustível relativamente aos óleos vegetais:
- Podem ser usadas para conter o CO2 emitido pela indústria
- Desenvolve-se a um maior ritmo
- Podem ser cultivadas em solos impróprios para a agricultura convencional

A faculdade de ciências da universidade de Coimbra lançou recentemente um projecto para tentar identificar a micro alga melhor adaptada para a produção de biodiesel. Os primeiros resultados são entusiasmantes visto que apontam para a possibilidade de conseguir uma produção média de 90000 litros/hectare/ano.

Fonte: http://www.ecoblogue.net/index.php?option=com_content&task=view&id=2878&Itemid=43

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

.green


O primeiro encontro internacional sobre os nomes de dominios, ocoreram em Paris no final do mês de janeiro. Entre outros assuntos, foi discutida a possibilidade da criação de uma nova extensão para sites web: .green.

A associação DotGreen Registry com fim não lucrativo tem por objectivo apoiar as acções empenhadas no desenvolvimento sustentado. Esta associação não tera lucros. Os dividendos recebidos serão repartidos por ONGs.



http://www.mailclub.info/article.php3?id_article=957

http://dotgreen.org/gTLD%20.green.html

Fuel


Nunca a problemática da poluição e respectivos efeitos no nosso planeta foram tão falados como actualmente. Porquê? porque as pessoas em geral estão realmente a conscencializar-se que, se nada for feito, num futuro talvez não tão distante como isso, a raça humana passará por sérias dificuldades de sobrevivência. Triste herança que estamos a deixar para os nossos filhos/netos e para as próximas futuras gerações.
Em 2005, o ex candidato à casa branca Al Gore lançou um filme "An Inconvenient Truth" que deu bastante que falar acerca da acção humana e respectivas consequências no nosso planeta.
Surge agora um novo filme com mais ou menos o mesmo propósito. O filme aborda principalmente o tema dos combustíveis automóveis. Ao ver o filme poderá sentir diferentes sensações. Riso, alegria, tristeza mas também um sentimento de que é possível melhorar os nossos níveis de vida de uma forma relativamente fácil.
Segundo vários professores, este filme deveria ser visionado em todas as escolas dos Estados Unidos.
Um filme sem dúvida a não perder.

Mais informação:

http://thefuelfilm.com/
http://www.imdb.com/title/tt1294164/