quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Resultado da cimeira em Copenhaga

A cimeira de Copenhaga era importante não apenas pelos temas discutidos como também pelas decisões que todos esperavam fossem tomadas nela. O resultado foi extremamente decepcionante uma vez que os paises participantes não chegaram a nenhum acordo funculativo.

Muito dinheiro gasto. Muito tempo perdido. Muitas viagens efectuadas. Tudo para nada. Sera que os nossos presidentes estão mesmo preocupados com estes assuntos? sera que é preciso haver alguma catastrofe natural de enormes dimensões num pais desenvolvido para variar um pouco? (ja que as catastrofes acontecem sempre nos mais pobres - e se calhar por isso ha que não ha grandes avanços nessa matéria.

Aqui ficam as minhas perguntas.

domingo, 6 de dezembro de 2009

China anuncia número ambiciosos na redução de CO2

A China anunciou recentemente (dia 27 de Novembro de 2009) que tinha como objectivo reduzir entre 40 a 45% as suas emissões de CO2 para a atmosfera até 2020. Não só é um número muito interessante mas mais do que isso, é a primeira vez que a China anuncia algum tipo de acção visando alguma preocupação com as suas emissões de CO2. Sendo o tipo de país que é, com a quantidade de pessoas que lá vivem e emitem algum tipo de poluição, torna-se um anuncio ainda mais importante e interessante.

Pode visualizar informação mais detalhada aqui:
http://info.rsr.ch/fr/news/CO2_objectifs_chiffres_ambitieux_pour_la_Chine.html?siteSect=2010&sid=11541363&cKey=1259240899000

Cimeira Ibero-Americana

Começou ontem, dia 29 de Novembro de 2009, a XIX cimeira ibero-americana sob o tema "Inovação e Conhecimento". Os principais temas tratados nesta cimeira serão a probreza, o ambiente e a situação política nas Honduras.