quinta-feira, 24 de abril de 2008

Recuperadores de agua


Graças à instalação de recuperadores de água da chuva, conseguirá poupar uma importante quantidade de água. Mas antes de decidir instalar um recuperador de água deverá ter em conta diversos factores:
- Qual a quantidade de água que será recuperada? Depende da sua situação geográfica. Mas imaginando que consegue recuperar 600 litros de água da chuva por m2 de um telhado por ano, para um telhado de 100m2, ao fim de um ano serão 60000 litros de água recuperados.
- Qual o uso que pretende dar à água de chuva recuperada? Se optar por usar a água de chuva apenas para regar as plantas e regar o jardim, um simples recuperador de água que pode variar de uma capacidade de 300 litros a 1000 litros deve chegar, dependendo do tamanho do seu jardim. Se optar por usar a água da chuva para o jardim mas também para abastecer a casa, também é possível. Existem actualmente recuperadores de água de chuva que se enterram no terreno de uma casa e que possuem uma grande capacidade de armazenamento de água (de 1500 litros até 10000 litros). Esses recuperadores de água ligam-se directamente às saídas das águais pluviais de uma casa e ao sistema de abastecimento de água da casa. São fornecidos fitros de modo a efectuar a limpeza e filtragem de impurezas presentes na água e com motor eléctrico de modo a conseguir bombear a água. Existem versões mais evoluídas que possuem uma centralina capaz de efectuar a gestão automática da água de chuva e água do circuito normal (no caso em que o recuperador de água não possua água suficiente o sistema faz bascular a manutenção da água para o sistema de abastecimento normal. Quando o recuperador de água já se encontra com água suficiente, o sistema de abastecimento bascula de novo para o abastecimento por via do recuperador de água).
A manutenção de um recuperador de água deste tipo é bastante simples. Basta efectuar uma vez por ano o esvaseamento da água presente na mesma de forma a extrair as impurezas que se podem formar no fundo. É desaconselhado o uso de produtos para a sua limpeza uma vez que poderiam degradar a qualidade da água presente no reservatório.

Os recuperadores de águas pluviais são uma excelente solução para poupar grandes quantidade de água. Depende agora da quantidade de água que pretende recuperar e do uso que pretende dar à mesma!

1 comentário:

Anónimo disse...

e o preco da luz?