quinta-feira, 12 de junho de 2008

10 conselhos para economizar combustível


A economia de combustível automóvel, para além de um contributo importante para o ambiente, torna-se cada vez mais importante devido ao aumento contínuo do preços do petróleo.
Assim, aqui ficam algumas dicas de maneira a economisar bastante dinheiro e ao mesmo tempo contribuir para a preservação do nosso ambiente:

1 - Não efectuar excessos de velocidade. Uma condução constante, razoável e sem excessos faz com que o consumo de um automóvel seja muito mais baixo. É melhor optar por uma condução calma, fluída e constante do que com uma condução com constantes acelerações e travagens.


2 - Efectuar a mudança do filtro de ar do seu automóvel todos os 30000kms de modo ao ar entrar no carro de uma forma fluída. Aconselha-se mesmo a desmonstar o filtro de ar todos os 15000kms de modo a efectuar uma limpeza superficial.

3 - Quando prever estar parado algum tempo num semáforo, ou seja, por pelo menos 30 segundos, desligue o seu atomóvel. Estima-se que o facto de se ligar o motor equivale ao gasto de 7 a 10 segundos de combustível com o motor a trabalhar. Assim, por um tempo de paragem de 30 segundos, poupa no mínimo cerca de 20 segundos de consumo de combustível.


4. O uso do ar condicionado, de facto faz com que o consumo de combustível aumente. No entanto, mais vale andar com o ar condicionado ligado nos trajectos longos (por exemplo em auto estrada) do que andar com as janelas abertas. O facto de andar com as janelas abertas faz também aumentar o consumo do veículo.


5 - Não circular de carro com cargas descnecessárias. Quanto mais carregado, mais consome.


6. Evitar andar com o depósito do carro cheio pelas mesmas razões do ponto anterior. Se o carro está mais leve, menos consome. Claro, não exagere para não se arriscar a ficar sem gasolina. O ideal seria andar sempre com o depósito mais ou menos a meio.


7. Controlar periodicamente a pressão dos pneus. Pneus com uma pressão ideal fazem diminuir o consumo de combustível.


8. Se tiver possibilidade disso, partilhe o carro com outras pessoas. Se trabalha com alguém que vive perto de sua casa, talvez possam ir trabalhar juntos. Se sim, conseguem reduzir para metade os seus gastos de trajecto. Este método é cada vez mais usado em outros países da europa. Ajuda também a não haver tanta circulação na estrada, logo a reduzir os engarrafamentos.


9. Não andar com o carro muito sujo. A sujidade do carro irá oferecer uma certa resistência ao ar o que fará aumentar um pouco o consumo do automóvel. Evitar andar com barras e cargas no tejadilho também por causa do aerodinamismo.


10. Tente evitar ao máximo a utilização do automóvel. Realmente precisa de ir buscar o pão à padaria da aldeia de carro? Para ir ao trabalho não tem acesso ao metro/comboio/autocarro? não pode ir de bicicleta ao mini-mercado comprar o pacote de açucar em falta em casa?

Sem comentários: