segunda-feira, 7 de julho de 2008

Uso de triplas com interruptor


Quantos de nós possuimos televisão que quando não "usada" a colocamos em "Stand By" em vez de a desligar mesmo?
A grande maioria com certeza, para não dizer todos nós.
É importante saber que as televisões, mesmo estando em "Stand By" gastam electricidade. Electricidade essa que é gasta desnecessariamente visto o aparelho não estar em uso. Também é de notar que essa quantidade de electricidade gasta pode variar de aparelho para aparelho uma vez que se uma televisão foi bem desenhada e conceptualizada, irá gastar menos do que outra menos bem desenvolvida.
Outro aparelho bastante "guloso" em termos de electricidade são os nossos PCs! Mesmo estando desligados, continuam a consumir electricidade! Para quê? para nada!
Mas o problema não se fica pela televisões e pelos computadores! longe disso! Muitos aparelhos e electrodomésticos que temos em casa gastam bastante electricidade mesmo estando "em repouso". Senão faça o seguinte teste: se possui a box TV Cabo, dirija-se até ela e ponha a mão em cima. Poderá verificar que se encontra bastante quente. De facto é box da Tv Cabo é um aparelho que gasta bastante electricidade mesmo quando se encontra em "Stand By".
Agora imagine quanto não gasta por mês devido a todos os aparelhos constantemente ligados à electricidade desnecessariamente: TV, Video, receptores satelite, Aparelhagem HiFi, Consolas, etc.
É de facto bem mais prático carregar no botãozinho do comando de modo a "desligar" a televisão. Dá ainda mais trabalho ir atrás do móvel da aparelhagem para desligar o cabo da alimentação. Daí as pessoas não o fazerem.
No entanto, existe uma boa solução para resolver o problema e que eu já pus em prática: uso de triplas com interruptor.



Assim, quando vejo TV, antes de ir para a cama basta carregar no interruptor e assim a TV não irá ficar a gastar electricidade desnecessariamente durante pelo menos toda a noite.
É um pequeno gesto como este que requer um baixo investimento (tripla) e que ao fim de muito pouco tempo será recuperado pelas economias feitas na sua factura da electricidade. Para além de contribuir para a poupança de energia protegendo assim melhor o nosso planeta!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu desde há um ano comecei a usar triplas com interruptor, lâmpadas fluorescentes e ainda um frigorífico classe A. Agora quando fizeram o acerto, recebi uma carta em que me vão diminuir a conta de electricidade a pagar todos os meses e ainda não vou ter que pagar este mês.
Para além de estar a ajudar o Ambiente ainda estou a poupar dinheiro.
Vale a pena fazer estas mudanças!

Ana disse...

Estes são pequenos gestos que podem significar muito!Infelizmente nem toda a gente compreende o significado que pode ter desligar a televisão no botão em vez do comando.Quando vou a casa travo uma batalha grande com a minha mãe nestas pequenas coisas,pois ela diz qu não compensa e que não vale a pena,mesmo depois de eu lhe explicar que pouco a pouco pode fazer muito.As mentalidades são uma das principais barreiras ao desenvolvimento de comportamentos e de um mundo mais "verde".