segunda-feira, 21 de julho de 2008

Smart lança o seu sistema Start & Stop


Quem segue mais ou menos o mercado automóvel, conhece sem dúvida, os Smart (mais precisamente o Smart ForTwo). Muito conhecido não só pela suas dimensões reduzidas mas também pelo seu baixo consumo. O carro muito útil para circular em cidade sem dúvida alguma!
Seguindo a iniciativa da Citroën com o seu modelo C3 e da BMW com o seu série 1, a Smart introduziu o sistema Start & Stop. O sistema é simples: consiste em desligar automaticamente o motor do veículo quando o condutor carrega no travão e o veículo baixa dos 8kms/h. Assim que o condutor tira o pé do travão, o motor liga-se automaticamente. Esse sistema permite diminuir o consumo do carro e assim diminuir as suas emissões de CO2. Os valores de diminuição de consumo graças ao sistema, ainda estão por revelar.

http://www.moteurnature.com/actu/uneactu.php?news_id=1905

terça-feira, 15 de julho de 2008

Aproveitamento da energia gerada pelas ondas e correntes


Há muito tempo que se ouve falar que os oceanos poderiam ser utilisados para produzir energia a partir das suas ondas e das suas correntes marítimas.
Recentemente, vou instalado na Irlanda do Norte, um gerador capaz de produzir electricidade a partir das correntes marítimas. O objectivo principal deste gerador é a produção comercial de electricidade. Tem a capacidade de alimentar 1 milhar de casas. Este gerador foi denominado SeaGen, tem um aspecto semelhante ao de uma eõlica e possui uma envergadura total de 43 metros, em parte, devido aos seus 2 rotores de 16 metros. Foi instalado a cerca de 400 metros da costa e terá uma parte não recoberta de água, dependendo da maré.
Em caso de sucesso, o objectivo passa por instalar um complexo Seagen no noroeste do País de Gales que possa produzir mais de 10 MW em 2012.
Esperemos que isso aconteça.



Ver os links seguintes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=25806&op=all
http://www.alternative-energy-news.info/seagen-tidal-power-installation/

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Uso de triplas com interruptor


Quantos de nós possuimos televisão que quando não "usada" a colocamos em "Stand By" em vez de a desligar mesmo?
A grande maioria com certeza, para não dizer todos nós.
É importante saber que as televisões, mesmo estando em "Stand By" gastam electricidade. Electricidade essa que é gasta desnecessariamente visto o aparelho não estar em uso. Também é de notar que essa quantidade de electricidade gasta pode variar de aparelho para aparelho uma vez que se uma televisão foi bem desenhada e conceptualizada, irá gastar menos do que outra menos bem desenvolvida.
Outro aparelho bastante "guloso" em termos de electricidade são os nossos PCs! Mesmo estando desligados, continuam a consumir electricidade! Para quê? para nada!
Mas o problema não se fica pela televisões e pelos computadores! longe disso! Muitos aparelhos e electrodomésticos que temos em casa gastam bastante electricidade mesmo estando "em repouso". Senão faça o seguinte teste: se possui a box TV Cabo, dirija-se até ela e ponha a mão em cima. Poderá verificar que se encontra bastante quente. De facto é box da Tv Cabo é um aparelho que gasta bastante electricidade mesmo quando se encontra em "Stand By".
Agora imagine quanto não gasta por mês devido a todos os aparelhos constantemente ligados à electricidade desnecessariamente: TV, Video, receptores satelite, Aparelhagem HiFi, Consolas, etc.
É de facto bem mais prático carregar no botãozinho do comando de modo a "desligar" a televisão. Dá ainda mais trabalho ir atrás do móvel da aparelhagem para desligar o cabo da alimentação. Daí as pessoas não o fazerem.
No entanto, existe uma boa solução para resolver o problema e que eu já pus em prática: uso de triplas com interruptor.



Assim, quando vejo TV, antes de ir para a cama basta carregar no interruptor e assim a TV não irá ficar a gastar electricidade desnecessariamente durante pelo menos toda a noite.
É um pequeno gesto como este que requer um baixo investimento (tripla) e que ao fim de muito pouco tempo será recuperado pelas economias feitas na sua factura da electricidade. Para além de contribuir para a poupança de energia protegendo assim melhor o nosso planeta!