quarta-feira, 6 de maio de 2009

Prevensão contra incêndios


Já estamos em Maio. Daqui um mês e pouco começa o verão. Já sabemos que com o verão chegam os grandes dias de calor em Portugal, tornando o nosso território um local bastante propício para os incêndios florestais, responsáveis pela destruição maciça de florestas, emissão de grandes quantidades de CO2 e de partículas para a atmosfera. Esses condimentos, para além da dominuição das nossas florestas e respectiva poluição, são perigosos para a saúde pública, especialmente para as pessoas idosas, crianças e pessoas sofrendo de doenças cardio-respiratórias.
A responsabilidade pelos incêndios em Portugal, na sua maior parte são da responsabilidade do homem, seja por negligência ou por acto voluntário. Muitas acções e gestos simples podem ser feitos de modo a diminuir os riscos de criação de incêndios:
- Nunca atirar fora as pontas de cigarro acesas. Existem recipientes próprios para isso, seja de carro ou não
- Não fazer fogueiras durante os pique-niques que irá com certeza efectuar durante este verão
- Manter os terrenos circundantes à sua habitação limpos de modo a evitar a propagação de um incêndio para a sua casa
- Manter florestas e matas limpas. Uma vez que um incêndio se inicie se a floresta se encontra limpa, será muito mais fácil apagar um possível incêndio. Se a floresta estiver suja com ervas e vegetação mortas e secas, apenas irá funcionar como rastilho para propagar mais rapidamente o incêndio
- Se avistar o princípio de um incêndio, não hesite em contactar os bombeiros que se encontrem mais perto



A prevensão é a maior arma contra os incêncios. Use-a.

Sem comentários: