segunda-feira, 29 de setembro de 2008

WCs ecológicos


Cada vez que usa um WC convencional, gasta em média 10 a 12 litros de água. Essa água gasta irá poluir a água dos rios devido ao azoto e ao fósforo (contribuem para o crescimento de algas que consomem o oxigénio necessário para outros seres vivos) contidos nos nossos resíduos e que não são eliminados pela estações de tratamento das águas. Representa entre 30 a 35% do nosso consumo doméstico de água.

De forma a poder eliminar em muito o consumo doméstico de uma família, podem-se usar WC ecológicos (WS secos) que não requerem a utilização de água. Trata-se de um sistema já bastante difundido em países como a Suécia, e que, contrariamente a aquilo que pode pensar, não constituem riscos para a saúde nem para o ambiente que o rodeia por causa do odor. De facto, nenhum odor é rejeitado se os materiais usados para a sua construção forem adequados. Um material ecológico e barato que pode ser usado em WCs deste tipo são os resíduos de madeira. De notar será bastante mais prático possuir este tipo de WCs se possuir uma casa que tenha algum terreno, uma vez que poderão usar a matéria decomposta como adubo natural para o jardim.

Um artigo interessante sobre o assunto:
http://www.ecopop.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=113&tpl=printerview&sid=3

3 comentários:

RicardoPortista disse...

Antes de mais obrigado pela tua colaboração no nosso blog. Esperamos mais contributos da tua parte no nosso blog Da nossa parte tudo faremos para que o teu blog seja também um espaço de referência.

Mimirabolante disse...

Oi,vim visitar e achei interessante a sua postagem sobre as lesmas...Se quiser,vá me visitar....
www.mimirabolantes.blogspot.com

MS disse...

Realmente,pensamos que já vimos tudo. De facto, há muito ainda por descobrir em matéria de protecção ambiental.

Cumprimentos.